Criar uma Loja Virtual Grátis
FAQ
FAQ

O que é Consultoria Empresarial?

Consultoria Empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo à organização que assume a responsabilidade de auxiliar os dirigentes e gestores das organizações nas suas decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação.

A Consultoria representa uma das atividades mais antigas do mundo, pois as pessoas sempre têm prestado auxílio e realizado consultas a outras, nos mais diversos assuntos. Mas, somente nas últimas décadas é que ela se tornou uma atividade remunerada e conseqüentemente um negócio, o qual vem apresentando grande desenvolvimento.

Gostaria, se possivel de saber dos senhores do ponto de vista estratégico para uma empresa qual a melhor opção da Controladoria, de se implantar: o GECON ou pelo BSC?

Caro Visitante. Pela pergunta parece que seu objetivo é o de definir um sistema de medição e análise resultados (desempenho), baseado em indicadores financeiros de gestão, correto? Definir a melhor metodologia de implementação e acompanhar a organização neste processo é um de nossos produtos de consultoria em gestão empresarial. O que posso lhe dizer é que os 2 modelos tem condições de gerar excelentes informações para o apoio à tomada de decisão. O BSC na nossa interpretação, parece mais adequado, pela integração clara das perspectivas. Somos sinceros em te dizer que não acreditamos em caixas mágicas (pacote de produto), independentemente da corrente teórica, a melhor opção será aquela que gerar os resultados esperados para todas as interessadas de uma organização.

Olá sou empresária e tenho uma pequena empresa. Posso fazer uma consultoria?

Existe uma lenda em nosso país que consultoria é para empresa grande e, principalmente, multinacionais. Bobagem, lenda mesmo! Consultoria é um apoio à administração de maneira periódica. Seria como se fizéssemos a seguinte pergunta: pode-se levar uma criança ao médico? Se não cuidarmos de uma pessoa ou empresa enquanto esta ainda é pequena quais serão as sequelas? Se é que existirá no futuro esse objeto de análise para, no futuro, verificarmos as tais marcas profundas deixadas. É verdade sim que existem especialistas em crianças. Também é verdade que existem consultorias especializadas nas pequenas e médias empresas. Este é o nosso caso.

Quando devo contratar uma consultoria para minha empresa?

Qualquer pessoa que queira ter uma vida saudável, visita regularmente um médico e antecipa possíveis problemas futuros. Em linguagem médica isto tem o nome de profilaxia. Em outras palavras, é justamente quando as coisas parecem boas é que é o momento ideal. Todavia, tanto as pessoas como as empresas buscam seus respectivos médicos nos momentos mais difíceis.

Qual o primeiro passo de uma consultoria empresarial?

O primeira passo de uma consultoria, após acertar as quesões contratuais com a organização-cliente é realizar o diagnóstico empresarial, macro (do modelo de gestão) ou micro (de um processo ou área da gestão). Esta deve ser a primeira incisão com o bisturi do consultor na pele da empresa. Seu objetivo é, em primeiro lugar, tangenciar os problemas mais aparentes da organização e fornecer possíveis soluções para os mesmos. Em segundo lugar, ele será uma peça de discussão junto à empresa para a confecção do escopo do trabalho, prevendo-se desde já, as prioridades a serem atacadas.

Qual o papel de consultoria empresarial?

O principal papel de uma consultoria é orientar as empresas e torná-las mais competitivas. Para facilitar o entendimento prévio, vamos fazer uma analogia, meramente didática, entre o consultor empresarial e um médico. O consultor é um médico das empresas. Aqui, então, cabe um primeiro ponto. Nós nos dirigimos a um médico em que circunstâncias ? As piores possíveis, as vezes os casos são irrecuperáveis e fatais. Casos de desconhecimento de infecções, transmissões de doenças e, principalmente, auto-medicação são fatores muito preocupantes. Nas empresas ocorre o mesmo. A auto-medicação nas empresas é desenfreada, conduzindo as mesmas por caminhos desconhecidos e provocando crises alérgicas, tumores benígnos e malígnos, taquicardia e até mesmo pode levá-las a um coma profundo.

No que consiste o Planejamento Estratégico?

O planejamento de estratégico consiste em analisar criticamente os cenários futuros e traçar as estratégias, planos e rumos da organização visando concentrar esforços no objetivo de tornar real a visão da organização, tendo em vista a definição e a obtenção de objetivos organizacionais (metas de curto e longo prazo). Compõem processos decisórios de articulação e sistematização de idéias, recursos e pessoas (pontos fortes e pontos fracos), de modo abrangente e sensível às contingências ambientais (ambiente interno e ambiente externo) traduzindo compromissos de longo prazo com as partes interessadas - clientes, força de trabalho, acionistas e proprietários, fornecedores e a sociedade.